Topo

Cartola FC pode ter impasse se Botafogo x Palmeiras for anulado

UOL Esporte

29/05/2019 13h12

Após polêmica com o VAR entre Botafogo e Palmeiras pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o clube carioca pede anulação do jogo ocorrido no último sábado (25). Caso seja deferida a solicitação do clube carioca, como ficaria a pontuação dos jogadores que atuaram na partida?

Leia mais

Consultamos o regulamento do Cartola FC, e o mesmo prevê que jogos os cancelados previamente não sejam considerados para fins de pontuação. No entanto, as regras abrem brecha para interpretações. Jogos interrompidos, por exemplo, têm a pontuação mantida mesmo se o duelo for cancelado.

O maior impasse criado é que o regulamento diz que as decisões a serem tomadas em mudanças na tabela ficam a critério da Globo. Por enquanto, a emissora aguarda e só deve se posicionar se a partida de fato for cancelada.

Cancelar a pontuação traria um impacto significativo em muitos times. A melhor equipe da rodada, por exemplo, tinha Marcos Rocha, Gustavo Gomez, Gustavo Scarpa e Felipão. Sem eles, o time cairia de 144.40 para 98.9 – o paraguaio era o capitão do time.

A situação dificilmente se definirá no período de 15 dias e isso complica novamente a Globo, pois a emissora precisa divulgar os vencedores das rodadas e mês até 15 dias após a realização do último jogo, segundo regulamento. Ou seja, apesar de dizer que só se pronunciará depois, ela terá de tomar uma decisão antes.

Neste caso especificamente, o possível cancelamento aconteceria após a realização da partida e não há no regulamento nenhuma citação de qual critério seria adotado, portanto, a decisão de considerar ou não as pontuações do jogo cancelado seria exclusivamente da Globo, com base no que julgar melhor para a continuidade do game.

Veja o trecho do regulamento:

_6.4. Caso quaisquer das partidas do Campeonato Brasileiro venham a ser interrompidas antes do término do tempo regulamentar, as ações executadas pelos atletas até a interrupção da partida serão transformadas em pontos para os Clubes, independentemente (i) da consequência da interrupção (ex.: cancelamento do jogo, conclusão do tempo restante em outro dia, etc.) e (ii) dos dados da súmula oficial da entidade organizadora do Campeonato Brasileiro. Caso qualquer jogo do Campeonato Brasileiro seja adiantado, atrasado, suspenso, cancelado, os respectivos jogos não serão considerados para fins de pontuação, a critério da GLOBO._

Sobre o Blog

A equipe de mitos do UOL Esporte seleciona para você os principais números dos jogadores do Brasileirão e dicas para mitar em sua escalação no fantasy game.